terça-feira, 11 de junho de 2013

Como limpar a casa com crianças.

Olá queridos que me visitam obrigada sempre!
Então pensei em falar sobre este tema, para também ouvir o que vocês fazem e como conseguem.
Aqui para sempre é complicado, pois como gosto de fazer minhas obrigações concentrada fica impossível com três crianças, tem dias que fico louca, pois são muitas tarefas.
Mas para não ter sofrimento, nem eu perder nem eles, mudei a estratégia, agora limpo a casa depois que as meninas estão indo para escola, o meu menino sempre dorme pela tarde, então fica mais tranquilo, claro, corro contra o tempo, não faço faxina em um único dia, até porque acho impossível.
Para conseguir ficar com a casa limpinha vou fazendo faxina por cômodos, e não faxino a casa toda em um mesmo dia, pois como havia dito minha prioridade é as crianças, por exemplo, aqui em casa tenho três banheiros, toda semana os lavo, então na segunda, dou uma simples arrumadinha na casa e assim faxino os banheiros, no outro dia dou uma boa lavada no quintal, a cozinha sempre lavo o chão umas duas vezes por semana, acho mais rápido, e assim tenho que só aspirar rapidinho para tirar poeiras, e restos de comida que acabam caindo, já que tenho um menino de três anos, isto é inevitável. ( Detalhe isto não é regra, pois pode estar frio na segunda e eu não querer colocar meus pés na água, eu só consigo mexer com água descalça, então não tem regra, faço conforme a necessidade). 
Outro dia lavo as roupas, e já tiro pó e aspiro a casa, também aproveito para passar pano com álcool, depois é só manter.
Também gosto de tudo no seu devido lugar, sou adepta de cestas de vime, tenho pela casa toda, para colocar desde frutas, até revistas e jornais, também coloco contas a pagar, sapatos que sempre ficam pela casa, enfim vou dando um jeitinho das coisas não ficarem jogadas.
De fim de semana a família toda em casa, não tem jeito a bagunça e maior, então me desapego, mas não abro mão de arrumar camas, abrir um pouco mesmo no frio as janelas, recolher os lixos, procuro deixar sempre a pia limpa, no meu caso o que me ajuda muito e a lava louças, um item indispensável na cozinha, mas que poucos brasileiros aderem, é incrível a eficácia. Para mães e pais super ocupados é perfeito, as crianças também ajudam, incentivo desde pequena, elas tiram lixos, recolhem brinquedos, arrumam suas camas. Descem roupas sujas para lavanderia, enfim, todos fazem um pouquinho.
Mas reconheço nem sempre é um mar de rosas, mas por aqui, erro muito para acertar, mas as coisas estão funcionando, brinco que a casa é como uma engrenagem, tem horas que funciona que é uma beleza, outras, trava... mas vamos sempre tentando.
É isto, espero contribuir e também sinta- se abertos a repartir comigo suas conquistas de limpeza.
Será um prazer ler seu recado.
Fotos de Segunda feira, que costumo chamar de caos de segunda, não faço faxina, mas procuro colocar as coisas na medida do possível em ordem para semana.

Coloco tudo pra cima


Algumas vezes tem platéia


Tudo fica limpinho, mas antes...


  Tem que colocar a mão na massa! ( Foto tirada pelo Cesco, ele sempre me ajuda)

Tudo fora do lugar.


Quem tem criança sabe bem, não dá para fugir das obrigações, depois de tudo limpinho, sujar de novo para preparar o jantar. Mas dá uma satisfação, fora que ainda fazer tudo com a cozinha cheirosa.


Chuchu sem graça, não diga isto meu bem, refogue com muito alho e cebola, acrescente pimenta do reino, sal e coloque só um tiquinho de água, deixe refogar, eu sou abusada, deixo ele dar uma douradinha, fica tão bom!!!




Jantar simples e gostoso.
Como havia dito nem tudo é seguido a regra aqui, ontem a cozinha estava mais bagunçada, hoje faço outra parte mais necessitada, e assim vou seguindo.

Vou lá tá, muitas tarefas, um abraço e um bom dia de trabalho para você também!





2 comentários:

  1. Oiê!!!! Não pense que desapareci, eu sempre estou aqui lendo tudinho mas as vezes abro o pc só para ver e fecho pq as coisas são muitas para fazer, agora ainda me espera uma pia cheia de louça para lavar, mas a casa já esta limpinha....e cheirosa, a roupa eu lavo todos os dias pois como moro em apartamento o espaço é muito pouco, então vou lavando todos os dias e seco na secadora o que fica meia boca. Eu adoro limpar a casa me sinto feliz e completa quando esta tudo no lugar, adooooro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri, que bom, que bom, adoro suas visitas, na correria acabei não vendo seu recado, sou como você também amo ver minhas coisas em ordem, parece até paranóia, mas quando as coisas estão em ordem eu fico bem, bom saber que passou por aqui, um abraço enorme!!!

      Excluir